Realizado na manhã de terça feira, 21, na atual sede do Sinpropar, em Curitiba, o evento reuniu profissionais de diversas áreas para discutir as mudanças impostas pelas reformas trabalhista e previdenciária. Apresentado pelo presidente do Sinpropar e também da Fetepar, Professor Sérgio Gonçalves Lima, o fórum foi dividido em dois blocos, um sobre a reforma previdenciária e outro sobre a reforma trabalhista.
A primeira palestra foi ministrada pela advogada Cláudia Salles Vilela Vianna, Mestra pela PUC/PR, Conferencista e Consultora Jurídica Empresarial nas Áreas de Direito do Trabalho e Direito Previdenciário, Coordenadora dos cursos de pós-graduação da EMATRA/PR , Professora do curso de pós-graduação em Direito Empresarial e em Direito do Trabalho e Previdenciário da UNIVALI/SC, Especialista integrante da Confederação Nacional da Indústria, Associada do Instituto dos Advogados do Paraná – IAP – e Associada Benemérita do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário. A apresentação abordou a reforma previdenciária, comparando os atuais planos de aposentadoria com o que acontecerá caso a absurda proposta de reforma seja aprovada. Nesta apresentação ficou claro que os trabalhadores de todas as classes serão lesados em caso de aprovação da proposta.
.A segunda apresentação foi ministrada por Oswaldo Augusto de Barros, presidente da CNTEEC, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura; e advogado do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Bauru. Oswaldo falou sobre a necessidade da divulgação dos malefícios das reformas, de maneiras de combatê-la e também sobre a importância das mídias alternativas, como redes sociais. Oswaldo também explicou como é importante alertar a base eleitoral de deputados e senadores sobre os seus votos nesse projeto.
Participaram dirigentes do Sinpropar, SMC – Sindicato dos Metalúrgicos da grande Curitiba, Unespar, Sinpro Cascavel, CMTEEC, Fepaae, Fetepar, Saaepar, Fecopar,Sintradesp, Fetropar, Sinttrol, SCTRO-PR, Dieese e Sinvenpar, além de diversos advogados da área bem como contadores e membros do Rotary Club de Curitiba.
CARTILHA MPT PRÁTICAS ANTISSINDICAIS
SAIBA MAIS |