Presidente do Sinpropar recebe homenagem na Câmara Municipal de Curitiba

Home / blog / Presidente do Sinpropar recebe homenagem na Câmara Municipal de Curitiba

Sem Título-2A Câmara de Vereadores entregou o Prêmio João Crisóstomo Arns a 20 educadores, na noite desta quarta-feira (08), em sessão solene no Palácio Rio Branco. A honraria, instituída pela lei municipal 8.457/1994, é entregue anualmente a personalidades locais que tenham se destacado nas áreas da educação e da cultura.

Indicado pelo vereador Zezinho Sabará, o Presidente do Sinpropar, Professor Sergio Gonçalves Lima recebeu a homenagem que prestigia os seus mais de 30 anos na luta pelos educadores do estado.  Sérgio é Professor, formado em Ciências Biológicas em 1978, fez pós-graduação em Relações Intersindicais e Direito do Trabalho.  É também compositor de músicas para samba enredo de agremiações de destaque do carnaval curitibano.

O presidente da Câmara, Serginho do Posto (PSDB), agradeceu a presença dos homenageados e ressaltou que os vereadores vêm fazendo um “grande esforço para atender às demandas da sociedade”.  Dr. Wolmir Aguiar  saudou os homenageados em nome de todos os vereadores e lembrou da trajetória de João Crisóstomo Arns, que faleceu em 2002. “Foi formado em Filosofia, Teologia e Letras, teve uma vida dedicada ao ensino e à religião. Era professor de literatura inglesa da Universidade Federal do Paraná e presidiu por vários anos a Associação Franciscana de Ensino Bom Jesus, mantenedora do Grupo Bom Jesus. Acreditava que a educação deveria transpor os limites do ambiente escolar.”

Para Aguiar, o papel dos educadores na sociedade deve ser sempre valorizado, “pois promovem a formação sociocultural dos cidadãos”. “Cultura não se herda somente da família, aprende-se também na escola. É uma herança da sociedade, é o fator principal da formação do cidadão.” Ele reforçou que não se trata de uma “simples menção, mas de uma honraria, em que os senhores foram indicados, escolhidos, passaram pelo crivo de algumas comissões da Casa e pela aprovação do plenário.”

Estiveram presentes na homenagem os vereadores Zezinho Sabará (PDT), Professor Silberto (PMDB), Professor Euler (PSD), Ezequias Barros (PRP), Tito Zeglin (PDT), Toninho da Farmácia (PDT), Mauro Ignácio (PSB), Bruno Pessuti (PSD), Goura (PDT), Oscalino do Povo (Pode), Noemia Rocha (PMDB), Tico Kuzma (Pros), Pier Petruzziello (PTB), Cristiano Santos (PV) e Felipe Braga Côrtes (PSD). Também a chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Andressa Pereira, o sub-comandante do Colégio da Polícia Militar, Alan Lopes e o reitor da UniCuritiba, Arnaldo Rebelo.

 

Outros Posts