PALAVRA DO PAPA FRANCISCO

Home / blog / PALAVRA DO PAPA FRANCISCO

“Não existe uma boa sociedade sem um bom sindicato”.
Papa Francisco, em 28/06/2019

O Papa Francisco tem sido uma voz retumbante na defesa das minorias sociais no mundo todo. Em muitos de seus discursos o Papa apresenta defesa das pessoas indígenas, homossexuais, negros, às florestas. Ele defende a integração saudável dos seres humanos entre si e com a natureza, baseado na fé e no respeito.

No mês de junho, em um discurso que teve como tema “Pela pessoa, pelo trabalho”, Francisco asseverou que “o trabalho é a forma mais comum de cooperação que a humanidade gerou na sua história” e que, além disso, “é uma forma de amor civil”.

Em uma crítica direta aos países que criam leis que desrespeitam o trabalhador, impondo-lhes condições desrespeitosas de trabalho em nome do capital, além dos baixos salários apesar dos altos lucros das empresas, o Papa reafirma a dignidade do ser humano e que ela deve ser respeitada, inclusive, em suas relações de trabalho.

Parafraseando Domenico De Masi, ele também disse que às pessoas não é necessário apenas o trabalho; também lhes é essencial repousar e recuperar a cultura do ócio; disse ainda que é importante que os pais tenham tempo para brincar com seus filhos, que os jovens vivam sua juventude e que os idosos tenham direito a uma aposentadoria justa. Segundo ele, “é míope uma sociedade que obriga seus idosos a trabalhar por muitos anos”.

Ainda segundo o Papa, é provável que as pessoas não compreendam a importância dos sindicatos porque elas não os veem lutar cotidianamente pelas causas dos trabalhadores, pelos imigrantes, pelos pobres; Ou simplesmente pelo fato de que alguns sindicalistas tenham se corrompido. Entretanto, os sindicatos são expressão viva da luta a favor dos direitos constitucionais dos trabalhadores.

Ao mesmo tempo, sugeriu a necessidade de os sindicatos adentrarem as periferias, os espaços longínquos para encontrar aqueles que sofrem injustiças, dialogar com eles e elaborar planos de ação para corrigir estes erros. Muito incisivamente, o Papa asseverou que “não existe uma boa sociedade sem um bom sindicato”, reiterando a ideia de que estas instituições são necessárias à sociedade atual, tão marcada pela injustiça: os sindicatos lutam pelo direito e justiça de todos os trabalhadores, pois eles merecem viver saudavelmente o trabalho ao qual se dedicam e, na mesma proporção, merecem viver sua família, a sociedade e a natureza.

Prof. Damião Lima
Diretor do Sinpropar

Outros Posts